Os múltiplos modelos de aprendizagem do ensino híbrido privilegiam as diferentes formas com que as pessoas aprendem. Alguns preferem estudar em ambiente digital, enquanto outros absorvem melhor um conteúdo interagindo com mais pessoas. No ensino híbrido, outro benefício é o fato de o conteúdo estar sempre à disposição, podendo ser acessado a qualquer momento pelo aluno para, por exemplo, relembrar o que foi estudado em aula. Em uma instituição com campus e status de universidade, as vantagens do ensino híbrido se multiplicam: além de poder desenvolver projetos de extensão e de pesquisa, o aluno conta com os mesmos recursos do aluno presencial, como serviços, estágios, bolsas de estudos, laboratórios e professores do mesmo quadro de profissionais dos cursos presenciais.

Na Universidade da Região de Joinville (Univille), que lançou cursos de engenharia na metodologia de ensino híbrido em São Bento do Sul (SC), a percepção é de que a escolha vai mais além do que transformar a maneira tradicional do ensino. “Nosso projeto vai possibilitar a vivência em equipes multidisciplinares – são dois anos e meio de disciplinas em comum entre as diferentes engenharias, com aulas no mesmo ambiente, o que permite integração e desenvolvimento de projetos em conjunto. Vamos formar um profissional mais preparado em um mercado que exige múltiplas habilidades, entre elas o trabalho em equipe”, enfatiza o professor Gean Cardoso de Medeiros, ex-diretor geral do campus SBS, pró-reitor de Infraestrutura.

A possibilidade de formação em mais uma engenharia vem atraindo a atenção de profissionais principalmente do Sul do País. “Muitos procuram a universidade para cursar outra engenharia, inclusive empresários, e o modelo híbrido tornou-se ideal para esse público”, explica.

Hoje as ferramentas tecnológicas permitem trabalhar em sala de aula com o aluno em qualquer parte do Planeta, como se ele estivesse com o professor frente a frente. “Vivemos um momento da tecnologia que nos permite desenvolver um processo de ensino-aprendizagem com qualidade e condições de formar um aluno pleno. As ferramentas de tecnologia permitem ao estudante realizar experimentos, testes, ensaios remotamente e acompanhar em tempo real”, ressalta o professor.

Fonte: G1