Tem momentos na vida que é preciso deixar de preguiça, tomar uma atitude e escolher uma graduação, não é mesmo? Só que entre todos os cursos existentes, por que administração atrai tanto a preferência dos empregadores?

Ter um objetivo profissional traçado é importantíssimo para a carreira e aliar isso a uma graduação faz a diferença para conquistar um bom emprego, ter um salário relevante, adquirir novas competências, entre outras vantagens.

Sendo assim, neste post preparamos um guia com tudo o que precisa saber a respeito do curso de administração, como a grade curricular, as áreas de atuação, a situação do mercado de trabalho etc. Continue a leitura e confira!

O QUE SE ESTUDA EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO?

A graduação em si é formada por oito semestres, ou seja, serão quatro anos em que você aprenderá sobre os mais variados assuntos, técnicas, ferramentas organizacionais, conceitos e assim por diante. De início, você terá uma introdução a respeito da teoria geral da administração e verá a importância de Taylor, Fayol e Ford na abordagem clássica da área.

Ainda no começo, aprenderá sobre alguns conceitos básicos da contabilidade e, caso não tenha facilidade com números, melhor focar bastante na matéria e, assim, tirar de letra a matemática financeira, as noções de micro e macroeconomia etc. A estatística também será um assunto recorrente e ajudará bastante na parte de estratégia empresarial para analisar a economia brasileira.

Em marketing, uma das disciplinas mais importantes na grade curricular de administração, você aprenderá sobre pesquisas mercadológicas, segmentações de mercado, composto de produtos e serviços, entre outros aspectos. Da mesma forma, verá o quanto a logística é fundamental para os processos organizacionais e que a gestão de qualidade deve ser prioridade nas empresas.

Não podemos esquecer de citar a parte jurídica que, embora não seja aprofundada como no curso de Direito, traz ótimos conceitos para lidar bem com as questões previdenciárias, trabalhistas e abertura de empresas. Ainda na parte humana do curso, obviamente que você compreenderá a necessidade de gerir bem as pessoas, do trabalho em equipe e do comportamento em relação ao clima organizacional.

Perceba que o curso mostrará muitas tendências de mercado e, consequentemente, a mente estará aberta para o empreendedorismo e a inovação, principalmente respeitando os fatores ambientais, econômicos e sociais. A cultura internacional é um ponto relevante ao final da graduação, assim como a abordagem das técnicas de negociação e as estratégias que direcionam uma tomada de decisão eficiente e eficaz.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO?

Durante o curso é sempre importante observar quais são as áreas de atuação que você pode trabalhar futuramente, afinal, o planejamento é uma das características básicas para ser um bom administrador. É preciso avaliar os prós e os contras de cada área de atuação antes de buscar um estágio, até mesmo para enxergar um plano de carreira rentável.

Existe um leque de opções de trabalho para quem cursa administração, o que é uma ótima notícia, tendo em vista o alto índice de desemprego que assola o país. A seguir, você verá algumas das principais áreas de atuação que empregam constantemente, seja no setor privado, seja no setor público. Vale lembrar que as remunerações variam de estado para estado e que, por essa razão, não serão mencionadas aqui.

GESTÃO DE PESSOAS

Se a sua aptidão é voltada para a parte das ciências humanas da administração, então o melhor a fazer é lidar com pessoas e todo o cenário que as cercam em uma organização. Isto é, a pessoa que trilha o caminho da gestão de pessoas pode focar nas atribuições dos recursos humanos (RH), cuidando dos vínculos empregatícios, das remunerações, do recrutamento de candidatos e, logicamente, do treinamento deles.

FINANÇAS

Na área de atuação financeira, a graduação dará a expertise necessária para mexer com números rotineiramente em instituições como bancos, financeiras, factorings etc. Você pode muito bem aplicar seus conhecimentos contábeis para realizar diagnósticos e cuidar da gestão de custo, equilíbrio do fluxo de caixa, deduzir impostos, calcular os índices de rentabilidade e assim por diante.

MARKETING

Em relação ao marketing, as áreas de atuação são voltadas para achar soluções estratégicas de branding, aumentar as vendas, construir uma boa experiência de consumo e ainda transmitir os valores empresariais. Você pode atuar em qualquer nicho de mercado, desde um comércio simples até uma indústria, podendo trabalhar tanto nas técnicas tradicionais quanto no marketing digital.

COMÉRCIO EXTERIOR

Visando aproveitar a disciplina de cultura internacional, você pode atuar firmemente com o comércio exterior e ter uma visão de negócios mais ampla do que muitos gestores por aí. Todavia, você precisa ter o domínio do inglês, conhecer a respeito de fusões, aquisições e ficar de olho na movimentação do dólar comercial.

EMPREENDEDORISMO

Durante o período universitário, você sentirá uma vontade inevitável de empreender, buscando boas oportunidades para estabelecer a sua empresa e deixar as ideias fluírem para criar algo que chame a atenção do seu público-alvo. Para isso, você pode utilizar ferramentas estratégicas como a análise SWOT e o modelo Canvas de negócio, a fim de determinar o produto ou serviço que venderá, para quem, como e quanto custará.

CARREIRA ACADÊMICA

Por outro lado, se você tem um bom desempenho para falar em público e ajudar os colegas de sala é uma das funções que domina, então a carreira acadêmica cairá como uma luva na sua trajetória profissional. Independentemente de ser uma universidade pública ou privada, trabalhar como professor de administração é enriquecedor para o currículo, afinal, você terá a missão de formar outras pessoas.

Fonte: FIA