O profissional da Engenharia Mecânica é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria, tais como: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos e informática. Por ser uma profissão dinâmica exige dos profissionais que atuam na área foco nos detalhes, capacidade de supervisionar processos produtivos e, principalmente, saber desenvolver seu papel em equipe.

O mercado possui um amplo campo de atuação, entre eles: manutenção, planejamento de produção, controle de estoques, refrigeração (atribuição exclusiva do engenheiro mecânico), combustão, gestão da qualidade, inspeção metrológica, controle de qualidade, usinagem, soldagem, entre outros nichos. Vale destacar que para atuar na área é obrigatório possuir diploma de bacharel em Engenharia Mecânica com certificação reconhecida pelo MEC.

Tão importante quanto escolher a carreira profissional que deseja seguir, é escolher a instituição de ensino superior. Por isso, na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o curso de Engenharia Mecânica desenvolve nos alunos competências para a vida toda, tais como: saber relacionar-se consigo mesmo, com os outros, diante das diversidades e com o ambiente que o cerca, com ética e visão sustentável.

“Dessa forma, o preparo para atuação no mercado de trabalho diz respeito não só à assimilação de conteúdo, mas também à oportunidade dada por meio do uso de metodologias ativas e significativas de aprendizagem. Para o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tomar decisões, argumentar, trabalhar em equipe, liderar pessoas, apresentando habilidades de comunicação, colaboração, criticidade e criatividade, que são aspectos atualmente considerados por empregadores”, destaca a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Unifor, Lúcia Barbosa.

Fonte: G1