Existem muitos campos da engenharia nos quais as pessoas não pensam porque não prestaram atenção suficiente. Mas você sabe o que um engenheiro faz?

Existem muitos campos da engenharia nos quais as pessoas não pensam porque não prestaram atenção suficiente. Mas você sabe o que um engenheiro faz?

Engenheiros, de acordo com a UNESCO , trabalham na “compreensão, design, desenvolvimento, invenção, inovação e o uso de materiais, máquinas, estruturas, sistemas e processos para fins específicos”.

Os engenheiros criam coisas, sejam elas estruturas – como pontes ou minúsculos implantes médicos – que ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil. Não importa qual seja o interesse – navios, meio ambiente, medicina ou agricultura – eles certamente encontrarão uma oportunidade de trabalho em qualquer setor que escolherem.

engenharia tem grandes oportunidades salariais em todos os campos . O Relatório Global de Engenharia de 2016 revela que, em 2015, o salário médio por hora para engenheiros nos EUA era de $ 39,89, 70% maior do que a média para todos os trabalhadores.

O relatório de tendências salariais preparado pela Randstad Research revela as tabelas de salários de engenharia para os 41 cargos-chave do setor na Espanha.

1.  Engenheiro geotécnico
De acordo com Whatisgeotech.org, a engenharia geotécnica é “a ciência que explica os mecanismos do solo e das rochas e suas aplicações ao desenvolvimento da humanidade “. É um tipo de engenharia civil que inclui a análise, projeto e construção de fundições, taludes, estruturas de contenção, aterros, estradas, túneis, diques, cais, vertedouros e outros sistemas que são feitos ou suportados por solo ou rocha.

Tudo o que nos rodeia, desde casas a pontes, é sustentado por rocha e solo, o que faz com que os engenheiros geotécnicos sejam fundamentais nas áreas da arquitetura e da construção. Esses engenheiros contam com análises geológicas da Terra para calcular o suporte de uma estrutura.

Os engenheiros geotécnicos são essenciais no funcionamento do mundo, por isso pode ser um campo a considerar por quem goza deste nível de responsabilidade. Eles garantem que os edifícios não desmoronem e que as pontes possam suportar o peso dos veículos. Em outras palavras, eles mantêm as pessoas vivas enquanto elas vivem suas vidas.

2. Biomedical
engenheiros engenheiro biomédico que querem ser bem sucedidos irá ajudar as pessoas por projetar produtos ou sistemas médicos , tais como peças de substituição da articulação ou instrumentos de trabalho cirurgião. Muitos engenheiros biomédicos originalmente queriam ser médicos, mas perceberam que sua carreira lhes permitiria ajudar as pessoas e ainda explorar seu interesse no lado técnico da engenharia.

Como na maioria dos trabalhos de engenharia, os engenheiros biomédicos irão projetar, criar e testar novos equipamentos, mas essas criações podem ajudar a salvar a vida das pessoas, em vez de torná-las mais fáceis.

Os engenheiros biomédicos têm um trabalho extremamente gratificante, sabendo que ajuda outras pessoas a se recuperarem de suas doenças.

O Dr. Bruce Wheeler, professor emérito da Universidade da Flórida e ex-presidente do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos da Biological and Medical Society, chamou a engenharia biomédica de “um dos campos mais empolgantes, desafiadores e competitivos”, que fala da ambição e competência dos engenheiros biomédicos.

Em Espanha, detectou-se que uma das áreas funcionais com melhores perspectivas profissionais e que, portanto, as empresas mais exigem, é a saúde . As organizações precisam incorporar trabalhadores especializados em Biomedicina, Biologia, Farmácia e Medicina.

3. Engenheiro de projeto de embalagens Os
produtos não se vendem sozinhos, há algo que os protege e, em alguns casos, os mantém frescos até o momento do consumo.

Os engenheiros podem inventar maneiras novas e eficazes de manter esses produtos seguros. Os engenheiros dessa área trabalham em P&D, manufatura, marketing, design gráfico e nos aspectos regulatórios de embalagens.

Inventar novas maneiras de apresentar produtos como hidratantes e desodorantes, que incluem pequenos componentes que permitem que o produto saia, pode ser complicado. No entanto, os engenheiros dessa área têm conhecimento suficiente de materiais e design industrial para conseguir isso.

Como a embalagem dos produtos deve ser atrativa para os compradores, esse tipo de engenheiro deve ser criativo. Todos os dias eles enfrentam novos desafios, conforme a indústria avança constantemente e as regras de embalagem mudam. Isso significa que os engenheiros de design de embalagens devem sempre apresentar novas idéias e soluções para levar os produtos ao mercado.

Esta especialidade mescla conceitos de engenharia, design artístico, marketing … o que oferece a quem nela trabalha a oportunidade de ter imaginação e colocar suas ideias em prática utilizando seus conhecimentos técnicos.

4. Engenheiro de Mineração
Em um mundo que há muito depende de combustíveis fósseis, os engenheiros de mineração sempre foram muito importantes. E enquanto o setor de energia está cada vez mais se voltando para opções renováveis, os caminhos tradicionais ainda são necessários e continuarão a ser necessários por muito tempo.

Existem oportunidades empolgantes para engenheiros que desejam abrir poços e minas subterrâneas , supervisionar a construção de túneis em minas subterrâneas e calcular a melhor maneira de transportar materiais escavados para usinas de processamento e refinarias. Manter os mineiros seguros é uma parte importante desta profissão.

De acordo com o State Bureau of Labor Statistics dos EUA, a expectativa é de que haja um crescimento na área de mineração de 6% entre 2014 e 2024. Este escritório também indicou que as oportunidades de emprego para engenheiros que ingressam neste campo são “favoráveis”. O Estudo Global de Engenharia de 2016 indica ainda que entre 2015 e 2016 houve apenas 1,9% de desemprego no setor de engenharia de mineração.

As carreiras de engenharia de mineração também podem proporcionar a oportunidade de viajar para países onde as minas estão localizadas, como África do Sul, China e Austrália.

5.  Engenheiro Agrônomo Engenheiros
interessados ​​em agricultura e produção de alimentos podem considerar trabalhar na área de engenharia agrícola. De acordo com o Instituto Inglês de Engenheiros Agrônomos, esses profissionais estão no “coração da agricultura”.

Isso ocorre porque os agricultores “precisam da ajuda da sofisticada indústria de engenharia, que produz as máquinas e equipamentos que eles usam para garantir que as colheitas e o gado sejam da mais alta qualidade possível”.

Esses engenheiros trabalham no desenvolvimento, criação, teste e manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas, que também são utilizados no setor hortícola e florestal.

Os agrônomos reduzem o impacto ambiental dos métodos de produção atuais e conseguem reduzi-lo ainda mais projetando equipamentos melhores e mais eficientes. Eles trabalham criando veículos que podem se mover em terrenos irregulares e em diferentes condições climáticas.

Eles também usam ferramentas como GPS e modelagem por computador para aconselhar agricultores e grandes empresas sobre o melhor uso da terra disponível.

6. Engenheiro Ambiental Engenheiros com
paixão pelo meio ambiente podem considerar uma carreira que inclua a melhoria dos sistemas de reciclagem, gerenciamento de resíduos e controle de poluição.

Suas tarefas incluem o projeto de sistemas de limpeza de água e o cálculo da redução do impacto das mudanças climáticas. Eles podem trabalhar em projetos que ajudam a proteger o meio ambiente, como sistemas de transformação de resíduos em energia.

Os engenheiros ambientais também trabalham no desenvolvimento de energias renováveis, o que inclui a colaboração direta com outros especialistas, como engenheiros industriais ou agrônomos.

Como os governos estão se concentrando na redução do impacto ambiental de muitas atividades, o Bureau of Labor Statistics dos EUA prevê que o crescimento em Engenharia Ambiental será de 12% entre 2014 e 2024, uma taxa bem acima da média. Isso significa que existem oportunidades reais para engenheiros especializados nesta área.

7. Engenheiro Naval
Para qualquer engenheiro que gosta de barcos e água, a engenharia naval é perfeita. De acordo com o Serviço Nacional de Corridas do Reino Unido, esses profissionais “projetam, constroem, testam e reparam barcos, barcos, engenhocas subaquáticas, plataformas offshore e equipamentos de perfuração”.

Dependendo do setor e da empresa para a qual você trabalha, será necessário – ou não – saber mergulhar. É uma boa opção para quem gosta de mergulhar e estar em contacto com a água.

Construir, manter navios e garantir que os motores e instrumentos a bordo funcionem com segurança são tarefas comuns de um engenheiro naval . Da mesma forma, há oportunidades de viagens, pois eles precisarão visitar a perfuração offshore em outros países e regiões onde os navios estão sendo construídos.

Os engenheiros navais precisam ter resistência física, pois podem estar trabalhando nas casas de máquinas dos navios, onde costumam ser atingidos 50ºC.

De acordo com o Relatório Global de Engenharia de 2016, a Engenharia Naval registrou uma taxa de desemprego de 1,8% entre 2015 e 2016. Isso mostra que há muitas oportunidades disponíveis para novos engenheiros navais qualificados.

8.  Engenheiro de petróleo
Uma das melhores opções para um engenheiro que deseja viajar é a indústria do petróleo. Com os maiores assentamentos no Oriente Médio e na América do Norte, o setor de petróleo atrai engenheiros de todo o mundo.

Esses profissionais analisam novas reservas de petróleo para calcular se sua exploração é lucrativa. Se concluírem que sim, vão trabalhar nos poços e nas usinas de extração para tirar o óleo de baixo da superfície da maneira mais segura e eficiente em termos de custo.

A Engenharia de Petróleo é uma carreira com alto retorno econômico e bons salários em todos os níveis de experiência. O Relatório de Engenharia Global de 2016 indica que, nos Estados Unidos, esses engenheiros ganham os salários mais altos, em média $ 71,92 por hora, o maior salário de toda a engenharia e arquitetura combinadas.

A Forbes observa que o número de empregos na engenharia de petróleo aumentou 30% entre 2010 e 2014 nos EUA, enquanto o State Bureau of Labor Statistics prevê que esta área cresça cerca de 10% entre 2014 e 2024.

9.  Engenheiro forense
Quando algo falha em uma máquina, estrutura ou material e causa ferimentos ou danos materiais, é o engenheiro forense que investiga e estabelece a causa da falha.

Normalmente, eles são chamados para investigar por que um produto não está funcionando conforme o esperado, para melhorar o desempenho futuro ou para atuar como um especialista em responsabilidade do produto ou até mesmo em casos criminais.

Os engenheiros forenses frequentemente se especializam em áreas específicas, como mecânica, elétrica ou engenharia civil.

Essas funções geralmente envolvem a tradução de terminologia técnica complicada em uma linguagem compreensível para o cidadão médio. Isso se aplica, por exemplo, a um julgamento.

10.  Engenheiro Mecatrônico Engenheiros que
trabalham em mecatrônica devem ser especialistas em diferentes áreas, como mecânica, eletrônica e engenharia da computação. Eles usam esse conhecimento para criar máquinas complexas. A University of New South Wales, na Austrália, os chama de “máquinas inteligentes que estão cientes de seus arredores e podem tomar decisões”.

Com essa tecnologia sendo explorada mais do que nunca na história, haverá um aumento considerável no número de oportunidades neste campo nos próximos anos.

Os engenheiros mecatrônicos trabalham no projeto, teste e fabricação de máquinas inteligentes em áreas como robótica, tecnologia médica e assistiva, interação homem-máquina e na criação de veículos aéreos e terrestres não tripulados.

Segundo Randstad Professionals, a automação da indústria tem feito com que as empresas precisem de mais profissionais do que o mercado de trabalho espanhol oferece, principalmente especializados em eletrônica, robótica e mecatrônica .

Você é apaixonado por engenharia?
Se é um profissional de engenharia e é apaixonado pelo que faz, não hesite em consultar todas as ofertas de emprego que temos à sua disposição. Nós vamos esperar por você!

Fonte: O PETROLEO